Hot Wheels World Race (no Brasil, Hot Wheels: Via 35 - Corrida Mundial) é um filme de animação americano que comemora os 35 anos da marca Hot Wheels, pertencente à Mattel. Exibido originalmente pelo Cartoon Network no dia 12 de julho de 2003, o longa-metragem foi produzido pela empresa canadense Mainframe Entertainment em parceria com a Hot Wheels Productions e distribuído pela Warner Bros. Television, sendo, logo depois, lançado em DVD e VHS pela Family Home Entertainment. Baseando-se no filme, também foi lançado um jogo de videogame de mesmo nome para as plataformas PlayStation 2, GameCube, PC e Game Boy Advance. Além disso, foi criada a linha de brinquedos Highway 35 especialmente para o filme.
O Filme conta a história de 35 pilotos divididos em 5 equipes são elas:
Wave Rippers (Detonadores de ondas)
Dune Ratz (Ratos do Deserto)
street Breed (Raça de Rua)
RoadBeasts (Feras da Estrada)
Scorchers (Filhos do Fogo)
Todos ganharam um carro de e foram convidados para participar da competição automobilística mais desafiadora de todos os tempos "A Corrida Mundial". A principio o piloto que trouxe-se primeiro o Anel do Poder (no original Wheel of Power) seria considerado o vencedor da corrida e ganharia um cheque de 5 milhões de dólares porém depois que os pilotos foram divididos em equipes foi decidido que cada membro da equipe vencedora um cheque de 5 milhões de dólares.
Enredo
O renomado cientista Peter Tezla, após desvincular-se de sua antiga equipe de pesquisadores, funda a sua própria instituição de pesquisas e tecnologia: a corporação Scrim. Depois de distanciar-se da mídia, Tezla inicia um projeto para criar os carros mais rápidos e potentes do mundo. O motivo deste ambicioso projeto é "simples": o cientista descobriu, graças a antigas escrituras e escavações, a existência de uma civilização antiga, a qual ele chamou de Accelerons. Acreditando que esta seria uma civilização alienígena, Tezla também descobriu que estes misteriosos seres criaram uma pista interdimensional, tendo seu início numa rodovia chamada de Via 35(no Original Highway 35)
local onde achou as escrituras e fez as escavações, dando o nome da estrada à pista. Porém, estas não foram suas únicas descobertas: Tezla ainda descobriu que no final desta pista há um poderoso artefato chamado por ele de "Anel do Poder"(No original Wheel of Power), cuja fonte ilimitada de energia limpa poderia beneficiar a raça humana. Vendo que não seria nem um pouco fácil chegar ao fim da pista e conseguir o Anel do Poder(Wheels of Power),o cientista decide então criar os veículos mais rapidos e potentes do mundo.
Após observar que seria incapaz de pilotar os carros, depois de seguidas falhas dos condutores
ele convida experientes pilotos para dirigi-los dentro da dimensão.
Contudo, é revelado que Tezla não era o único a saber da existência do anel: uma outra força ocultamente começa a entrar na dimensão fazendo de tudo para impedir que os pilotos consigam chegar ao final.